Minha foto
Nome:
Local: Rio de Janeiro, RJ, Brazil

segunda-feira, outubro 03, 2005

Nossa Senhora Imaculada Conceição Aparecida



Em nosso primeiro relato citaremos a “Rainha e Padroeira oficial do Brasil”.


Sua história começa por volta de 1717 com a possibilidade da passagem do Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, o Conde de Assumar, D.Pedro de Almeida e Portugal pela Vila de Guaratinguetá. "A Câmara Administrativa de Guaratinguetá decidiu e pronto. A época não era favorável à pescaria, mas os pescadores que se virassem. O Conde tinha que provar do peixe do rio Paraíba".
Então, através de uma convocação lida em toda a redondeza, os três pescadores: Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves, moradores de Itaguaçu, pegaram seus barcos, suas redes e se lançaram na difícil tarefa a procura de peixes no Rio Paraíba e nada conseguiram. Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu, onde João Alves lançou sua rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Lançou novamente a rede e apanhou a cabeça da mesma imagem. Diante daquele espantoso episódio e para surpresa desses três pescadores os peixes chegaram em abundância.
Durante 15 anos, a imagem ficou na casa da família de Felipe Pedroso, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para rezar. A devoção pela Santa foi crescendo no meio do povo e muitas graças foram alcançadas por aqueles que rezavam diante a imagem.
Com o passar dos anos a fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando por todo o Brasil. A família construiu um oratório, que logo tornou-se pequeno. Por volta de 1734, o Vigário de Guaratinguetá mandou construir uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745. Porém o número de fiéis aumentava tão rapidamente que em 1834 foi iniciada a construção de uma igreja maior (a atual Basílica Velha).
Em 1894, chegava a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, com o objetivo de trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da Virgem Maria para rezar com a Senhora “Aparecida” das águas.
No dia 8 de setembro de 1904, a Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi coroada, solenemente, por D. José Camargo Barros. E em 29 de Abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor.
Vinte anos depois, a 17 de dezembro de 1928, a vila que se formara ao redor da igreja no alto do Morro dos Coqueiros tornou-se Município. Sendo nossa Senhora proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 1929, por determinação do Papa Pio XI.
Com o passar dos anos tornou-se necessária a construção de outro templo, bem maior, que pudesse acomodar tantos romeiros. Por iniciativa dos missionários Redentoristas e dos Senhores Bispos, teve início em 11 de Novembro de 1955 a construção de uma outra igreja, atual Basílica Nova.
Em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa João Paulo II e recebeu o título de Basílica Menor. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida Santuário Nacional: “maior Santuário Mariano do mundo”.


Os Primeiros milagres de Nossa Senhora Aparecida

O primeiro prodígio, sem dúvida alguma, foi a pesca abundante que se seguiu ao encontro da imagem. No Porto de Itaguaçu, após completo fracasso, eles lançaram mais uma vez as redes. João Alves sentiu que a sua rede pesava. Serão peixes? Puxou-a. Não. Não eram peixes. Era o corpo de uma imagem. Mas ... e a cabeça, onde estava? Guardou o achado no fundo do barco. Continuaram tentando achar peixes.
"De repente, na rede do mesmo pescador, uma cabeça enegrecida de imagem. João Alves pegou o corpo do fundo do barco e aproximou-o da cabeça. Justinhos. Aquilo só podia ser milagre. Benzeram-se e enrolaram os pedaços num pano. Continuaram a pescaria. Agora os peixes sabiam direitinho o endereço de suas redes. E foram tantos que temeram pela fragilidade dos barcos... " Não há outras referências sobre o fato a não ser aquela da narrativa do achado da imagem.
Entretanto, o mais simbólico e rico de significativo, sem dúvida, foi o milagre das velas pela sua íntima relação com a fé.
Depois que chegaram da pescaria onde encontraram a Senhora, Felipe Pedroso levou a imagem para sua casa conservando-a durante 5 anos. Quando mudou-se para o bairro da Ponte Alta deu a imagem a seu filho Athanásio Pedroso que morava no Porto de Itaguaçu, bem perto de onde seu pai Felipe Pedroso, João Alves e Domingos Garcia haviam encontrado a imagem. Athanásio fez um altar de madeira e colocou a Imagem Milagrosa da Senhora Aparecida. Aos sábados seus vizinhos se reuniam para rezar um terço em sua devoção. Em certa ocasião, ao rezar o terço, duas velas se apagaram no altar de Nossa Senhora, o que era muito estranho, pois aquela noite estava muito calma e não havia motivo para o acontecido.
Silvana da Rocha, que no dia acompanhava o terço, quis acender as velas, porém, as mesmas se acenderam sem que ninguém as tocasse, como um perfeito milagre. Desta data em diante a Imagem Milagrosa de Nossa Senhora Aparecida deixou de pertencer à família de Felipe Pedroso para ficar pertencendo a todos nós, devotos da Santa Milagrosa.
Significativo também é o prodígio das correntes que se soltaram das mãos de um escravo, quando este implorava a proteção da Senhora Aparecida. Existem muitas versões orais sobre o fato. Algumas são ricas em pormenores. O primeiro a mencioná-lo por escrito foi o Padre Claro Francisco de Vasconcelos, em 1828.

Com este pequeno histórico, espero ter contado um pouco deste “Milagre de Nossa Senhora Aparecida” que neste mês, está em festa do dia 3 a 12 de outubro em sua Basílica com o seguinte slogan “Com Maria no Ano da Eucaristia, Construir uma cultura de Paz”. As missas serão celebradas todos os dias às 19:00 horas com pregações com temas importantes para a Paz e as Famílias.
Visite o site www.santuarionacional.com.br, conheça mais sobre a Basílica de Nossa Senhora Aparecida e participe da “Campanha dos Devotos” que foi criada em julho de 1999, objetivando atender o anseio dos devotos de Nossa Senhora Aparecida que há muito queriam colaborar com as obras do Santuário Nacional, a partir de suas cidades.

Até !
Fonte de Pesquisa:

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

primeiramente um grande abraço, do primeiro atleta recordista brasileiro de ilhas, (105) medalhas cosquistadas para a comunidade de ilha comprida sp brasil (vale do ribeira) litoral sul de são paulo, atleta júlio césar candela (maratonista e fundista) icone das ilhas do brasil,(PADROEIRA E PROTETORA DE ILHA COMPRIDA SP BRASIL É NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO APARECIDA, COMEMORAMOS NA CIDADE EM DUAS DATAS 12 0UTUBRO, E NO DIA 08 DE DEZEMBRO FERIADO MUNICIPAL NA CIDADE DE ILHA COMPRIDA EM HOMENAGEM A NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO APARECIDA, VIVA NOSSA RAINHA NEGRA DA IMACULADA CONCEIÇÃO APARECIDA. VIVA. VIVA O BRASIL VIVA.

10:11 AM  
Anonymous Anônimo said...

Relato formidável ! Sou devota !

3:24 PM  

Postar um comentário

<< Home